Receba nossa newsletter:

Notícias

21/07/2016

11 Dicas para economizar mais no final do mês (garantido!)

Nesse artigo quero lhe ensinar 11 dicas que você pode utilizar para economizar mais no final do mês. Certamente você pode aplicar uma delas se está um pouco apertado de dinheiro ou se de fato não está conseguindo economizar o suficiente.
1 – Vá de carona ou ofereça carona!
É bem provável que você tenha um colega de trabalhou ou faculdade que mora perto da sua casa e trabalha ou tem aula no mesmo horário que você. Por isso tente conversar com ele para dividirem as idas ao trabalho / faculdade.
Quando eu ia para a faculdade, eu dava carona para alguns colegas porque eles não tinham carro. Nós combinávamos de rachar o estacionamento, algo que acabava ficando bom para mim e bom para eles. Para eles porque saia mais barato irem comigo para a faculdade do que irem de ônibus ou qualquer outro meio. Para mim porque eu teria que pagar o estacionamento inteiro se fosse sozinho, o que sairia bem mais caro. Claro que a negociação fica aberta entre vocês, essa é apenas uma sugestão.
Se você tem carro e seu colega também, vocês podem revezar quem vai de carro nos dias da semana. Ou até mesmo se a casa do seu colega fica no seu caminho do trabalho, você pode oferecer carona e cobrar dele um valor abaixo do que ele pagaria indo de ônibus. Assim, fica algo bom para todos.
2 – Ache alternativas para o Almoço
Você já pensou quanto gasta por dia comendo fora? Vou considerar somente o almoço para você se dar conta disso. Aqui em Porto Alegre, almoçar fora de casa vai custar em média em torno de 20 reais. Considerando que você trabalha 5 dias por semana e o mês é composto de 4 semanas, podemos concluir que você gasta em torno de 400 reais por mês somente com almoço.
Tenho um amigo que esses dias me mostrou o que ele está fazendo para economizar em torno de 15 reais por dia com almoço. Agora, ele prepara em casa o almoço e leva para o trabalho. Pelo que ele me disse, ele gasta em torno de 5 reais por prato para preparar o almoço dele. Se você não sabe cozinhar isso não é problema. Esse é um dos motivos pelo qual existe o Youtube!
No caso dele, ele está conseguindo economizar 300 reais por mês somente em almoço. Isso que não considerei os possíveis lanches na tarde. Esse fato é só mais uma prova que se você quiser economizar mensalmente você dará um jeito para poupar!
Outra forma interessante é buscar convênios com restaurantes perto do seu trabalho. Alguns estão abertos para negociação, se você almoçar lá todo o dia ou alguns dias da semana. Nunca custa perguntar se você pode comprar um pacote de vários almoços a um preço promocional. Nesse caso, vale a pena para o restaurante, que pode receber um valor adiantado e já garante a clientela, e também vale a pena para você que pagará menos no seu almoço.
3 – Busque alternativas de Entretenimento
Eu, particularmente, assisto muito pouco TV a cabo e, se dependesse somente de mim, já não teria aqui em casa a assinatura de TV. Mas por que isso? Hoje você consegue assistir quase tudo pela internet, tirando alguns canais que não estão disponíveis como os de esporte que eu gosto bastante (se alguém souber um lugar que eu possa ver ESPN ou SporTV com qualidade boa de imagem por favor me avise).
Uma alternativa que vem crescendo bastante é o Netflix. Para quem não sabe, o Netflix é uma “locadora” online que você pode acessar vários seriados e filmes em boa qualidade. Você paga 16,90 por mês e ainda pode testar um mês de graça. Acho um serviço muito interessante e, por isso, deixo aqui o LINK para você acessar.
Para quem gosta de ir no cinema vale a pena buscar vantagens que o seu cartão de crédito fornece. Eu, particularmente, tenho um cartão que me fornece descontos nos cinemas de uma rede, eu pago somente metade do valor na seção e ainda posso levar um acompanhante (os benefícios variam de acordo com o seu cartão).
Se você for no cinema do shopping Iguatemi, aqui em Porto Alegre na terça-feira, a seção é mais barata também. Tente se informar sobre os dias promocionais do cinema na sua cidade. Pode ser um valor pequeno a ser economizado, mas, quando você adotar várias práticas que geram pequenos valores, é bem provável que economize no final do mês um valor bem grande.
4 – Busque alternativas para se Informar
Você assina jornal ou alguma revista por exemplo? Não quero que você corte essa assinatura, mas apenas que reveja as formas de se informar a respeito do que acontece no mundo. Hoje a informação está disponível de forma fácil e acessível na internet, já que vários portais de notícias disponibilizam informação de forma gratuita para o leitor.
Outro fato interessante é que existem pessoas que assinam o jornal, mas não o leem diariamente, ou por não terem tempo ou por outros motivos. Para esses vale repensar se a assinatura é de fato importante.
Quando falamos sobre nos informar também pensamos em livros. Os livros digitais são uma alternativa muito interessante para quem gosta de ler, mas quer aproveitar para desfrutar a leitura de casa. Além disso, você pode leva-los para qualquer lugar usando um tablet, algumas versões digitais são mais baratas que as em papel, você tem facilidade para buscar termos que leu no livro e não lembra em que página estão, você pode comprar livros que só estão à venda nos EUA, por exemplo, em poucos minutos, entre “n” outros benefícios.
Enfim, eu acho os livros digitais muito interessantes principalmente porque os livros que eu busco ler só existem em inglês e isso facilita a minha vida porque não preciso pagar frete e recebo o livro poucos minutos depois. A questão de eu economizar nesse quesito acaba sendo uma consequência de comprar o livro em formato digital.
5 – Compre à vista quando conseguir desconto
Sempre quando vamos a uma loja e vemos aquele produto que queremos comprar por 5x de 50 reais, por exemplo, aquilo acaba parecendo algo muito barato, porque você pensa o seguinte: “vou ter que descontar somente 50 reais da minha renda mensal e terei aquele bem”. No entanto, as pessoas não se dão conta que o produto na verdade custa 250 reais, por isso que as lojas vendem tanto.
Por isso, quando quiser comprar um produto que você REALMENTE PRECISA, tente negociar um desconto para comprá-lo à vista. Mas por que isso? Comprar à vista com um bom desconto acaba sendo mais interessante que comprar a prazo, porque você estará pagando menos pelo produto.
Agora, se você não tiver a chance de comprar o produto à vista com desconto, opte por comprar parcelado porque é financeiramente mais interessante. Por exemplo: Um produto que à vista R$ 1.000,00 ou em 5 vezes de R$ 200,00. Nesse caso, vale mais a pena pagar parcelado porque não há desconto à vista.
Nesse Link você pode acessar um vídeo explicando melhor quando vale a pena comprar à vista ou a prazo.
6 – Compare preços na internet
Nos últimos anos as pessoas tem feito mais isso, mas ainda existem algumas que não comparam os preços na internet antes de comprar os produtos. Existem diversos sites como o buscape.com.br, por exemplo, que permite que você compare o preço do produto que você está comprando em diversas lojas.
Além disso, o próprio site faz um ranking das empresas baseados na credibilidade que elas possuem. Você verá que, dependendo do produto, você pode economizar em torno de 10%. Algumas lojas também cobram frete grátis para enviar o produto por isso sempre é válido dar uma analisada antes de sair comprando.
Esses dias fui comprar uma webcam legal, um pouco mais cara, e acabei economizando tranquilamente em torno de 30-40 reais. Pode parecer pouco, mas imagina se você economizar isso em várias compras que você faz? Quanto será que você consegue economizar no final do ano?
7 – Faça uma lista do que precisa comprar
Você já foi alguma vez ao supermercado com fome? Pois é, acredito que sim e que você saiba o desastre que é. Por isso sempre recomendo que você faça uma lista do que realmente precisa comprar. Aposto que você também já foi ao shopping querendo comprar algo e saiu de lá com várias coisas que nem tinha planejado comprar, estou certo?
Antes de botar algo na lista pense bem se você realmente precisa daquilo ou se apenas está comprando por um espírito consumidor que existe dentro de você. Outra coisa, não adianta você escrever a lista, mas ignorar ela. Uma fora de dificultar isso é deixá-la num local visível e ter disciplina!
8 – Tente vender algo antes de comprar algo novo
Uma vez me lancei esse desafio porque cheguei à seguinte conclusão: “Como tem coisas aqui no meu quarto que eu não utilizo há muito tempo!”. Só para vocês terem uma ideia, tem uma prancha de surf aqui no meu quarto que eu não uso a mais ou menos uns 9 anos, quem quiser comprar pode falar comigo :).
Bom, mas voltando ao assunto, eu lancei esse desafio para mim mesmo e foi muito interessante. Comecei a juntar todas as tralhas que eu achava aqui em casa e fiz um feirão no Mercado Livre e com os amigos. Sério mesmo, se você fizer isso irá se surpreender com o tanto de coisas que você possui e não usa. Outro fato interessante é que fazendo isso você usa o dinheiro das vendas para “ganhar um desconto” nas compras novas. Recomendo fortemente!
9 – Aposente seu cartão de crédito (essa é para quem é viciado em gastar)
Como está escrito no tópico, esse é para os consumistas extremos! Na mão dessas pessoas o cartão de crédito acaba virando uma arma. É dar doce pra criança. Em outros casos, comprar com o cartão pode ser extremamente vantajoso!
Nesses casos sugiro um teste para a pessoa. Tente cancelar seu cartão de crédito e usar só o débito. Prometa para você mesmo e para o maior número de pessoas possível (assim você evitará que irá descumprir) que você irá poupar X reais por mês assim que receber o seu salário. O resto você está autorizado a gastar.
Separar o que você vai poupar antes é uma alternativa muito boa. Vamos dizer que é mais ou menos quando temos um prato de comida ruim e temos que comer uma coisa que não gostamos. Eu, particularmente, prefiro comer aquilo que eu não gosto antes e depois me deliciar com a parte que eu mais gosto e você?
10 – Instale um filtro de água
Essa eu fiz aqui em casa e foi excelente. Você já se perguntou quanto gasta em água por mês? Aqui nós bebemos bastante água todo o mês. Então comprávamos aquelas garrafas de 5L. Depois de um tempo eu botei tudo no papel e cheguei à conclusão que valia mais a pena comprar um filtro para não precisar comprar mais água no supermercado.
No final, além de economizar com a compra da água, também economizei meu tempo e esforço de ficar carregando um monte de agua pra todo lado. Outra coisa é que botar aquelas garrafas gigantes dentro da geladeira sempre é um problema. Alguns filtros já gelam a água o que facilita bastante e, no geral, os filtros não são caros.
11 – Calibre seus pneus regularmente
Como você deve saber, se os seus pneus estão abaixo da pressão ideal, você gasta mais gasolina. Por isso, tente criar a rotina de calibrar sempre que for abastecer. É uma forma de criar um hábito que irá ajudar você a gastar menos em gasolina. Não se esqueça que não é cobrado nada para calibrar os pneus!
Recapitulando
  • O carro gera bastante gasto, busque andar de carona e tente calibrar os pneus regularmente.
  • Se você gasta muito com almoço, tente levar algo pronto ou almoçar em um amigo por um preço mais barato.
  • Existem várias formas de se divertir por um preço barato. TV a cabo não necessariamente é a melhor forma.
  • Existe muita informação disponível na internet. Procure por aí outras alternativas além de jornais e revistas.
  • Quando conseguir um bom desconto compre à vista.
  • Antes de comprar algo, pesquise! É possível arranjar preços mais baratos mesmo em lojas confiáveis.
  • Está precisando comprar algo? Anote na sua lista. Evite comprar coisas que não estão nela!
  • Faça o teste de vender algo antes de comprar outra coisa. Você irá se surpreender!
  • Bebe muita água? Veja quanto custa para instalar um filtro na sua casa.
 

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929