Receba nossa newsletter:

Notícias

15/03/2023

15 de Março - Dia Mundial do Consumidor

Dicas para realizar suas compras com mais segurança
Em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor a Economiza Consultoria traz uma série de dicas importantes para você realizar as suas compras com mais segurança. Apropriar-se dessas dicas e saber os seus direitos é essencial para se resguardar de qualquer abuso no momento da compra.
 
Compra fracionada – alguns produtos de consumo que são vendidos em forma de pacotes/fardos, porém não somos obrigados a levar um fardo inteiro de um produto, quando só precisa de uma unidade, você sabia disso?
Nós, consumidores podemos fazer a compra fracionada, desde que a separação preserve as informações obrigatórias do fabricante na embalagem.
A compra fracionada é um direito previsto no Código de Defesa do Consumidor (CDC), que garante que o fornecedor não pode impor quantidade para compra de produtos. Essa imposição por parte dos fornecedores muitas vezes pode ser interpretada como uma prática abusiva. Por isso fique de olho aberto.
 
Perda da nota fiscal – Caso perca a nota fiscal, basta você solicitar a segunda via ao estabelecimento onde foi feita a compra ou ao prestador de serviço. Isso é um direito seu como consumidor e não pode ser negado!
 
Venda casada – Seria quando só conseguimos adquirir um produto se também levamos outro. Ou seja, se você receber a oferta de um bem ou serviço condicionada a outra contratação, como no caso de empresas de decoração que vinculem seu trabalho à contratação de um buffet, sem possibilidade de alteração, estará diante de uma venda casada. Ou quando você for pedir um empréstimo e exigirem que você contrate um seguro, por exemplo, você tem direito de não aceitar. Venda casada é uma prática ilegal e deve ser denunciada aos órgãos competentes, como o PROCON, caso você se sinta coagido.
 
Produto com preços diferentes – Se houver dois valores diferentes para um mesmo produto, o menor é o que vai valer, seja o valor que for ofertado ou cobrado. Isso é o que está descrito no Artigo 5° da Lei 10.962. Contudo, na ausência de preços, o consumidor não tem o direito de levar o item de graça.
Nos próximos posts traremos mais dicas para vocês se protegerem contra os abusos do comércio e das instituições Financeiras.
Os consumidores que necessitarem de atendimento procure o Procon de sua cidade. E nós da Economiza Consultoria sempre estaremos à disposição no que pudermos ajudar.
 
Não hesite em nos procurar via whatssApp (47) 98438-3552, ou pessoalmente na Rua Goiás, 386 – Bairro Garcia – Blumenau-SC. Horário de atendimento de segunda a sexta das 8h30 às 18h.

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929