Receba nossa newsletter:

Notícias

07/04/2016

23 dicas para diminuir os gastos

O primeiro passo para reduzir as despesas é repensar o seu estilo de vida
Precisa rever as despesas do mês e aproveitar melhor o orçamento doméstico, mas não sabe por onde começar? Selecionamos 23 dicas do GuiaBolso para ajudá-lo a repensar o seu estilo de vida:

COMPRAS
1. Dê férias ao cartão de crédito:
O grande problema do cartão de crédito é nos dar a falsa impressão de que temos uma renda maior do que na realidade. Dessa forma, uma boa estratégia para quem está aprendendo como economizar dinheiro é tirar o cartão de crédito da carteira por alguns meses e pagar tudo à visa.
2. Vá fazer compras com dinheiro vivo:
Outra dica infalível para quem não quer gastar mais do que o planejado no supermercado ou no shopping é ir fazer compras com o dinheiro contado na carteira. Assim nos preocupamos mais em saber quanto estamos gastando e caso o valor final ultrapasse nossa meta, seremos obrigados a deixar algumas coisas na prateleira.
3. Pare de se consolar com compras:
Depois de uma semana difícil de trabalho, é muito comum cedermos a um impulso de consumo com o pensamento “eu mereço comprar isso”. A questão, entretanto, não é de merecimento. É claro que você merece, afinal, você trabalhou duro, mas a questão nessa situação é priorizar (ou não) seus objetivos financeiros. Seja firme!
4. Compre em lojas de departamento…
Por que você faz tanta questão de comprar roupas de marca? Você já experimentou comprar, pelo menos as peças básicas, em lojas de departamento? Os preços são bem mais convidativos.
5. …mas compre também algumas peças de qualidade:
Entretanto, é importante também gastar um pouco mais em algumas peças de melhor qualidade, que duram mais. O barato muitas vezes sai caro. O segredo é equilibrar algumas compras nas lojas de departamento e outras, que valham mais a pena, em lojas que ofereçam produtos mais caros, desde que sejam mesmo de melhor qualidade.
6. Utilize os programas de recompensa do cartão de crédito:
A essa altura do campeonato, você já deve ter dado umas férias para o seu cartão de crédito, mas se você realmente abusou dele nos últimos meses, o lado positivo é poder colher os frutos agora.
Confira o número de pontos acumulados no programa de recompensas vinculados ao seu cartão. Você pode encontrar no catálogo algum produto de que esteja precisando e, ao resgatar os pontos, não precisará gastar com isso.
7. Peça mais coisas emprestadas e empreste mais:
Quantas vezes no ano você usa uma furadeira? E um vestido longo de festa? É preciso mudar a cultura de que precisamos ter tudo. Em vez de comprar, por que não emprestar essas coisas do vizinho ou de uma amiga?
8. Doe o que não usa mais:
Além de ser um bonito gesto de desapego, quando você doa o que não usa mais, fica mais fácil de saber o que você tem e o que não tem. Aí, quando você sentir vontade de comprar algo, é só verificar se você realmente precisa daquilo ou se você já tem uma peça parecida que passava despercebida no fundo do guarda-roupa.
9. Antes de comprar, avalie se não vale a pena consertar:
Quando um eletrodoméstico quebra ou uma roupa de que você gostava não serve mais, você sai correndo para o shopping? Da próxima vez, reavalie a necessidade de ter uma coisa nova. Muitas vezes consertar sai mais barato.
10. Separe um dia por mês para não comprar nada:
Mais do que uma necessidade, consumir acaba virando um hábito e é aí que surge o perigo das compras por impulso. Para se prevenir disso, separe um dia por mês para não gastar absolutamente nada. Leve comida de casa para o trabalho, pegue uma carona e nada de cafezinho depois do almoço. Você verá que é, sim, possível viver sem gastar tanto.
11. Considere comprar coisas fora do Brasil:
É verdade que não é sempre que temos a oportunidade de viajar para o exterior, mas vira e mexe conhecemos alguém que vai para fora. Nessas ocasiões, se você estiver precisando de aparelhos eletrônicos, cosméticos ou roupas, vale considerar a possibilidade de comprar esses itens no exterior, que são bem mais baratos. Conheça a rede social que reúne pessoas que vão viajar e têm espaço na mala para trazer encomendas.
LAZER
12. Aproveite mais os pequenos prazeres da vida:
Uma volta no parque, um cochilo na rede, um piquenique no jardim e um filme com pipoca em uma tarde chuvosa podem ser bem mais divertidos e recompensadores do que programas caros. Comece a valorizar mais as coisas simples da vida. Sua mente e seu bolso agradecem.
13. Use cupons:
A oferta de sites que oferecem cupons para restaurantes, programas culturais, viagens e tratamentos estéticos é enorme. Comece a frequentar portais para ficar a par das promoções e aproveitar as ofertas. Uma boa opção é o SaveMe, que reúne ofertas dos principais portais de cupons.
14. Saia menos:
Você não precisa passar o fim de semana inteiro trancado em casa, mas se você costuma sair sexta, sábado e domingo, abrir mão da balada em um desses dias terá um grande impacto sobre suas finanças. Trocar o restaurante por um jantar no apê com os amigos também é uma boa pedida para gastar menos.
15. Aprenda a dizer não:
Quantas vezes você já prometeu ficar em casa no fim de semana, mas acabou cedendo à pressão da turma para sair (e gastar demais)? Seja firme quando não quiser fazer alguma coisa. Quem for amigo de verdade irá entender.
16. Troque a academia por uma caminhada ao ar livre:
Falta de dinheiro não é opção para deixar de fazer exercício. Poupe a mensalidade da academia criando o hábito de caminhar (ou passear com o cachorro) três vezes por semana.
17. Viaje com milhas e busque alternativas aos hotéis:
Lembra o programa de recompensas do cartão de crédito? Uma ótima opção para resgatar os pontos é convertê-los em milhas para passagens aéreas.
Na hora de escolher a estadia, você também tem a opção de visitar sites que selecionam albergues e casas para alugar em diversas partes do mundo. Sua viagem vai sair bem mais barata. Boas dicas de portais com opções de estadia mais em conta são: Couchsurfing.co, Airbnb e Hostel world.
18. Não ignore os pequenos gastos:
Um cafezinho depois do almoço e o lanchinho da tarde não fazem diferença no seu orçamento, certo? Errado! Algumas pessoas acabam ignorando os pequenos gastos do dia-a-dia sem perceber que, muitas vezes, eles são os principais vilões do orçamento.
CASA
19. Aprenda alguns truques de decoração:
Você não precisa gastar horrores para deixar sua casa mais bonita. Hoje existem vários sites que trazem dicas para reaproveitar materiais e criar decorações gastando bem menos do que você imagina.
20. Aprenda o básico da costura:
Saber pregar um botão ou fazer a barra de uma calça não é nenhum bicho de sete cabeças. Vale pedir ajuda para a tia e para a avó para aprender a se virar na costura e economizar no conserto das roupas.
21. Prefira resolver as coisas sozinho em vez de contratar um serviço:
Será que você precisa mesmo de uma faxineira duas vezes por semana? Ou de um pintor para mudar a cor das paredes do seu quarto? Sempre que possível, procure fazer as coisas sozinho para não ter que gastar contratando alguém. Sem contar que, com uma boa música alta, essas atividades podem ficar bem mais divertidas.
22. Evite comer fora:
Tem dias que não tem jeito, mas procure evitar as refeições fora de casa sempre que possível. Leve comida de casa para almoçar no trabalho de vez em quando e, no fim de semana, tente fazer sua própria pizza em casa em vez de usar o delivery.
23. Pare de assinar jornais e revistas:
A internet está aí para isso. Você não precisa mais gastar com assinaturas para se manter bem informado.

Dica Economiza: acompanhar notícias e procurar dicas na internet é um jeito prático de se manter bem informado, mas é importante pesquisar e acompanhar apenas sites confiáveis. Antes de compartilhar uma notícia em suas redes sociais, verifique sempre a veracidade da mesma, buscando por fontes com credibilidade no Google.
 

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929