Receba nossa newsletter:

Notícias

22/08/2015

Como economizar no supermercado

Com planejamento e determinação, você conseguirá aprender a como economizar no supermercado uma quantia considerável em suas compras.
Em um momento em que comer fora de casa está se revelando um gasto inviável para grande parte dos consumidores — comer fora de casa ficou mais de 130% mais caro nos últimos 10 anos! —, fazer refeições no aconchego do lar é uma excelente opção para comer bem gastando menos.
Para a mudança de hábito não se revelar prejudicial para o orçamento, no entanto, é preciso aprender como economizar no supermercado, afinal de contas, juntamente com habitação e transportes, a alimentação já representa a grande parte do orçamento familiar, de acordo com o IBGE.
Pesquisar preços, nunca fazer compras com fome e fazer uma lista e se ater a ela são algumas das formas de não estourar o planejamento financeiro, principalmente em um período econômico em que a alta dos preços é uma realidade.
Veja como economizar no supermercado:
Evite fazer compras mensais
Por mais que as compras mensais sejam cômodas e ajudem a economizar tempo, apostar neste modelo pode ser prejudicial para o orçamento familiar. Ao comprar por mês, você pode ter produtos com o prazo de validade expirado ou até mesmo ser levado a jogar itens estragados no lixo, um tremendo desperdício.
Monte um cardápio para a semana
Montar um cardápio semanal de refeições não só reduz o tempo que você fica no supermercado como ajuda a fazer suas compras com mais objetividade, afinal, sabendo de antemão o que vai cozinhar, você já consegue prever exatamente os ingredientes e itens que precisará comprar, reduzindo de forma significativa o desperdício.
Na hora de montar o cardápio, dê preferência para itens que não são industrializados que, além de mais baratos, são mais em conta. Vale a pena ainda checar as frutas, verduras e temperos da estação, mais fresquinhos e que pesam menos do bolso.
Acompanhe as promoções e pesquise preços e marcas
Quem quer saber como economizar no supermercado não pode deixar de acompanhar as promoções dos principais estabelecimentos. Veja encartes no jornal e sempre que possível acesse os sites dos mercados.
Antes de sair às compras, pesquise os preços praticados pelos mercados em que costuma comprar e opte sempre pelo mais barato. Às vezes, vale a pena comprar carnes em uma loja e produtos de limpeza em outra, por exemplo.
Além disso, permita-se experimentar novas marcas em vez de ficar preso apenas às tradicionais que, muitas vezes, são mais caras e oferecem a mesma qualidade de outras que são novas.
Antes de partir para as compras, faça uma lista do que você vai precisar
Independentemente da frequência com que você vai ao mercado, se quiser mesmo aprender a como economizar no supermercado é importante começar a sempre levar com você uma lista do que você vai precisar para seu cardápio semanal. Adquirir este hábito evita o desperdício e a compra de itens supérfluos, como salgadinhos, doces e refrigerantes que, muitas vezes, entram no seu carrinho apenas por impulso.
Não faça compras quando estiver com fome e nem quando estiver com pressa
Quem vai ao supermercado com fome tem a tendência de comprar itens desnecessários, apenas porque está com vontade de comê-los naquele momento. Com isso, você acaba gastando mais do que devia e fugindo do que foi previsto no seu cardápio semanal.
E quando você vai ao supermercado com pressa acaba não pesquisando preços e levando coisas que não precisa.
 

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929