Receba nossa newsletter:

Notícias

17/05/2016

Como organizar um casamento econômico

Planeje o dia do "sim" para que seja lindo, sem comprometer demais o orçamento do casal
Organizar um casamento requer planejamento e um bom orçamento. Contudo, nem todos os casais podem investir uma quantia alta na realização da cerimônia.
Se você não quer gastar uma fortuna com o seu casamento, mas mesmo assim não quer deixar que essa data passe em branco, uma das possibilidades é fazer um orçamento que caiba no seu bolso.
Uma festa de casamento bonita, não significa necessariamente que a festa tem que ser cara. Com uma boa dose de organização, planejamento financeiro e atenção a pequenos detalhes, você pode economizar em alguns itens, driblar altos custos e fazer a sua festa ser um sucesso. Quer fazer uma festa de casamento econômica? Veja nossas sugestões.
1– Pesquise sites de casamento
Sites de casamento podem auxiliar os noivos com a divulgação de detalhes da cerimônia, como a localização da festa e os links de sites com a lista de presentes.
Existem diversas opções de site, mas antes de escolher um, os noivos devem verificar se há reclamações sobre o site na internet e devem ler o seu contrato de serviços.
2– Elabore um cronograma
Como os gastos envolvidos no casamento são altos, planejar a festa com antecedência é fundamental. Com mais tempo, o casal consegue pechinchar melhor e evitar reajustes de preços.
3– Faça uma planilha de gastos
Como a lista de gastos com a festa é extensa, é essencial fazer uma planilha de despesas para que o planejamento do casamento seja bem feito.
Sugere-se que a planilha seja dividida em 4 colunas: produtos/serviços; preço total; número de parcelas; e dia do pagamento.
4– Analise bem a lista de convidados
O número de convidados implica diretamente no gasto que você terá com a sua festa. Então uma boa saída para isso é manter uma lista de convidados mais íntima.
A lista pode começar pelas pessoas mais próximas e depois seguir pelos parentes mais distantes, amigos e colegas de trabalho. Convide pessoas realmente especiais.
O cálculo do número de convidados deve considerar que 10% a 20% dos convidados não vão ao casamento, em média.
5– Alternativas para não gastar tanto no vestido
Dos itens de uma lista de casamento, o vestido de noiva é mesmo um dos mais caros. Há quem gaste mais de R$ 5 mil no item porque quer um modelo exclusivo, e não vale muito a pena na soma final da organização do casamento. Você terá gasto muito em apenas um item e pode encontrar vestidos lindos ou pedir para uma boa costureira reproduzir um item original de luxo com menos da metade do valor.
Para não arcar com gastos exorbitantes na escolha do vestido, fuja um pouco de ateliês e locais conhecidos pelos altos custos dos itens e tente baratear o artigo.
O aluguel também é uma opção mais acessível para noivas que não se importam de não guardar um vestido. Nesse caso, é possível optar pelo primeiro aluguel, assim a loja faz o modelo como a noiva quer, e depois disponibiliza para locação.
6– Compre a aliança em locais especializados
Os preços das alianças podem variar muito, seja pela qualidade da joia, marca ou pelo design, por isso é importante pesquisar bem as opções disponíveis.
Além disso, é importante ficar atento à origem do produto e à garantia para que o barato não saia caro. É essencial exigir a nota fiscal e o certificado de garantia e guardá-los em alguma pasta para que não sejam perdidos.
O polimento e a gravação dos nomes dos noivos e da data do casamento costumam ser feitos gratuitamente.
7– Data do casamento e Igreja
Casar em dias alternativos também é uma boa pedida. Os casamentos costumam sair mais caros de sexta a domingo, e bem mais em conta de segunda à quinta.
Casar pela manhã também pode reduzir sensivelmente os custos. O aluguel da igreja costuma ser mais barato, há cortes em iluminação, em decoração e o horário é delimitado.
Ao invés de uma igreja famosa, os noivos podem optar por uma menos conhecida, que custará bem menos.

Dica Economiza: reflita também sobre a data do casamento. Maio, o mês das noivas, costuma ser um mês com aluguéis e decoração mais caros.

8– Escolha o lugar ideal
Pesquise bastante os fornecedores de locais para seu casamento. Aluguel de salões para festas pode ser extremamente caro. Procure um local que você já tenha disponível: a sua igreja ou clube, a chácara ou fazenda de algum amigo também pode ser adaptada para uma festa de casamento.
Veja também a possibilidade de casar em ambientes abertos, como praças e parques verdes. Algumas prefeituras não cobram nada e você precisa apenas de uma autorização formal. Você não terá despesa com aluguel de buffet ou salões e pode até investir um pouco mais nos pratos e na decoração.
9– Inove nos convites de casamento
O convite online é uma opção prática, fácil e bem mais econômica. Você pode escolher diversas opções, elaborar o texto conforme desejar e enviar sem maiores complicações por e-mail ou através das redes sociais. A vantagem é que além de ser mais barato, você não perde tempo entregando os convites.
Para quem não dispensa o papel, há alguns fornecedores online que mandam os convites impressos para sua casa, diminuindo um pouco os custos.
10– Comida
Os horários mais baratos para se fazer a recepção são de manhã e à tarde. Ao invés de servir um jantar completo, você poderá servir um coquetel ou um Bolo com Champanhe com uma mesa de frios, o que torna uma recepção mais leve. Sem falar que há uma redução de bebidas alcoólicas nesses horários, o que diminui bastante os gastos.
11– Bebidas
Uma opção para inovar nas bebidas, é usar o champanhe com vários tipos de sucos naturais formando assim os coquetéis de diversos sabores e cores. Além de gostoso e mais econômico, visualmente fica muito bonito.
As bebidas do casamento também podem ser adquiridas em sistema de consignação, ou seja, os noivos só pagam o que foi consumido.
12– Bolo e Doces
Em alguns casamentos, muitas vezes o bolo da noiva sobra. O motivo é que, com tantos doces, o bolo acaba sendo dispensado. Então, a sugestão é que diminua a quantidade de doces para poder distribuir o bolo do casamento aos seus convidados.
13– Fotografia
Reúna vários amigos e convidados e peça para que eles tirem as fotos do seu casamento. Hoje em dia, as máquinas digitais tiram fotos com bastante qualidade. Mas é sempre aconselhável ter algum fotógrafo profissional para se ocupar dessa tarefa. Você pode economizar juntando ao álbum as fotos de seus amigos, poupando na quantidade de fotos do profissional.
14– Música
Evite contratar bandas ou djs. As grandes bandas e djs cobram um valor relativamente alto para uma festa de casamento. A opção seria uma música ambiente, ou algo mais íntimo como amigos músicos que possam tocar alguma música que os noivos queiram.
15– Pague tudo com antecedência
Logo quando decidir a data certa para o seu casamento, trate de pagar serviços como fotógrafo, vestidos, etc. Dessa forma, além de poder conseguir um bom desconto pela antecipação do valor, ainda não paga mais caro por ser um serviço de última hora.
Outras opções
– Casar no exterior
Esta é uma ideia para quem sonha com a lua de mel perfeita, mas não quer abrir mão do casamento. Então una o útil ao agradável e case no exterior. Pode ser bem mais barato do que um casamento convencional no Brasil.
– Casamento duplo
Já pensou em casamento duplo? Se amigos do casal vão se casar em período semelhante, é um caso a se pensar. Vocês podem fazer uma grande festa e dividir todos os custos. Podem usar a mesma ornamentação, com festa e buffet divididos. Nesse caso, o custo também pode cair bastante.
– Casamento com celebração e festa no mesmo local
Fazer uma festa de casamento barata com celebração conjunta também é uma forma de cortar custos. É mais barato trazer o religioso para uma casa de festa com um pequeno altar que usar o espaço da igreja. Também torna a festa mais compacta, mais curta e menos cansativa para noivos e convidados.
– Faça uma celebração em casa
Das opções de festa de casamento barato, um evento em casa é com certeza o mais barato. Você pode celebrar a troca de alianças e cortar bolo, valsa e festa na menor das casas ou usar uma garagem ampla e terraço com algumas mesas para montar uma festa legal e o melhor: bem mais em conta. Dá para decorar de forma criativa e, para poucos convidados, economizar em jantar e até fazer com a ajuda de amigos e parentes. O custo sai bem mais baixo.
Tem mais alguma dica para quem quer saber como organizar um casamento econômico e bonito? Compartilhe conosco!
 

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 as 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia, Próx. à Souza Cruz
WhatsApp: 47 9 8438 3552
47 3037 7929

Itajaí

Rua Cônego Thomaz Fontes, 182, Próx. Shopping
WhatsApp: 47 9 8434-1134
47 3348 3565

Joinville

Rua 3 de Maio, 150, Próx. ao Museu da Imigração
WhatsApp: 47 9 8434 1131
47 3025 6969

Rio do Sul

Rua XV de Novembro, 303, Galeria do Cinema
WhatsApp: 47 9 8484 9294
47 3522 1010
LiveZilla Live Help