Receba nossa newsletter:

Notícias

20/09/2014

Como Planejar a Poupança

Um plano de poupança é uma ferramenta indispensável para gerir o dinheiro e alcançar as metas de curto, médio e longo prazo.
Para planejar a sua poupança, basta seguir as etapas abaixo:
1. Estabeleça objetivos para a poupança.
2. Calcule quanto você precisa poupar ao longo de um período para alcançar os seus objetivos. Estabeleça uma meta.
3. Calcule quanto você ganhará durante esse período, a regularidade (ou irregularidade) da sua renda e quanto você espera poupar regularmente. Nas páginas seguintes você vai encontrar um modelo perfeito de planilha para colaborar nesse processo. Faça cópias e, a cada mês, use-o como seu principal aliado no planejamento de sua poupança.
4. Identifique as despesas que você pode cortar (por exemplo, aluguel de DVDs, cigarros ou restaurantes) e destine esses valores à sua poupança.
5. Decida onde você poupará. Identifique os lugares para poupar, os produtos de poupança disponíveis, as suas vantagens e desvantagens.
6. Planeje quanto e com que frequência você poupará. Por exemplo, você pode colocar um valor específico em um envelope quando receber o seu pagamento, ao final de cada dia útil, e guardá- lo em um lugar seguro até poder levá-lo ao banco. Vá ao banco em um dia determinado da semana ou do mês. Se você recebe salários e o seu empregador estiver ligado a um banco, pense na possibilidade de ser efetuado um desconto do seu pagamento para ser automaticamente depositado na sua conta poupança.
7. Controle a sua poupança. Monitore o progresso na direção da sua meta regularmente, verificando os valores que você poupou e quão próximo você está dela. Controle extratos bancários, cadernetas e outras fontes de informações sobre os rendimentos da poupança.

Mais notícias

Atendimento

Segunda à sexta: 08h30 às 18h Sábado: horário marcado

Blumenau

Rua Goiás, 386, Garcia
WhatsApp 47984383552
47 3037 7929